¨Capoeira, a arte de fazer amizades¨.


Centro Cultural Aruandê

 

    Aruandê Capoeira

Centro Cultural Aruandê Capoeira
 
Capoeira é uma arte única que combina artes marciais, dança, acrobacia com ao ritmo de instrumentos tradicionais brasileiros. Centro Cultural Aruandê Capoeira tem programas para crianças, jovens e adultos em um divertimento, família orientada atmosfera que promove a saúde e educação física para a vida.
 

Centro Cultural Aruandê Capoeira é a escola criada pelo Mestre Demétrius no final de Fevereiro de 2007. Ele inclui 5 países, mais de 25 cidades no Brasil e mais de 2000 alunos. Centro Cultural Aruandê Capoeira também tem escolas nos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia.

Aruandê: a palavra feito do escravo brasileiro para significar paraíso, a terra prometida e liberdade.

 

A palavra Aruandê nasceu no Brasil durante o tempo de escravatura. Aruandê vem da palavra Aruanda e Aruanda foi criado da palavra Luanda.

(anteriormente chamado de Loanda) é a capital e a maior cidade de Angola. Explorador Paulo dias de Novais fundada Luanda em 1575 como "são Paulo de Luanda". ... A cidade serviu o centro de um comércio escravo grande para o Brasil de c.1550 a c.1850.

 

Ainda uma cidade hoje, Luanda era uma vez a maior porta para o português tráfico de escravos para a África há mais de 300 anos. Foi em Luanda que os escravos foram recolhidos, encadeados, armazenados no em porão de navios e enviados fora, entre os dois lados do Atlântico, para ser vendidos no Brasil.

Ve uma imagem de rotas de comércio escravo. - UNESCO.org

 

Angolanos, um dos primeiros dos grupos africanos no Brasil e dos primeiros a entrar em contacto com o Amerindians brasileiro e a caboclos, utilizou a expressão "caboclos de Aruanda ", que traduzido e "indianos de Luanda", o capital de Angola, África.  No entanto, nas referências religiosas afro-brasileira, um caboclo é o espírito de um indiano morto e Aruanda é o terra espiritual onde ele vai para descansar. 

A caboclo (ou caboco, de Tupi kaa'boc, 'que veio de floresta') é um termo utilizado no Brasil, descrevendo uma pessoa de ascendência Amerindian brasileiro e Europeia mista. - Wikipedia

 

A transformação de Luanda a Aruanda ocorreu lentamente.  Os escravos nuncam esquercerem de Luanda, como o último visão tinham da casa, seu sabor última da liberdade. Por este motivo, sempre que o slave foi transportado no Brasil, ele recordar-se e falou da sua cidade Africana Luanda. Escravatura continuou sobre durante séculos, porém e como tempo passado, filhos nasceram em escravatura que nunca tinha conhecido a África, nem de uma cidade chamado Luanda.  Eles nunca tinham viajou em navios, nem visto uma porta chamada Luanda.

Como esta ideia mágica de um local chamado Luanda passou do escravo para escravo, nenhum dos que quem sabia África ou cidade real de Luanda, a palavra foi transformada. "Luanda" tornou-se "Aruanda". Foi onde o escravo uma vez viveu livre, sempre que o escravo viveu igual e, em paz.

Há uma terra, Aruanda,
Areia de diamante, Aruanda,
Estrelas pratas na parte superior colina,
Leva-me a Aruanda.

 

Com tempo, a palavra de Aruanda já não representou uma cidade, que representava era a idéia de liberdade. Para alguns, a liberdade significava uma terra distante, escondida na floresta. Para outros, a liberdade significava morte, uma libertação do espírito. Onde o caboloco foi após a sua morte... Aruanda só poderia significar o céu.

ARUANDÊ, interj. Expressão comumente encontrada em inúmeras cantigas de capoeira. Ex: “Iê, aruandê, câmara!”. De aruanda, seguido de um ê exclamativo.

A ideia de Aruanda tornou-se tal uma visão forte, que sempre foi seguida por gritos de emoção, palavras de ênfase.  Assim, a "ê" de Aruandê tornou-se uma parte do significado final, criando uma palavra total: Aruandê.

 

 

Luanda